Mesmo sem previsão de chuva para o Rio, a Marinha do Brasil vem emitindo, desde o início da semana, uma série de comunicados alertando para a ressaca que pode atingir a orla da cidade nos próximas horas.
De acordo com os militares, o mar agitado pode trazer onda de até 3 metros. A condição das águas deve permanecer até esta quinta-feira (28/05). O motivo para essa ressaca de grandes proporções, é a passagem de um ciclone pelo litoral do sudeste.
O Rio Rico Surf, site especializado em avaliar condições climáticas para prática do surfe em vários pontos do Rio, traz um “alerta máximo” para surfistas e banhistas, principalmente para esta quarta (27/05) e a quinta-feira (28).
De acordo com a página, a quarta terá ondas grandes já pela manhã, com 2 metros e séries maiores, ondulação de sul-sudoeste, e vento sudoeste moderado a forte, com rajadas. O mar sobe ainda mais à tarde e as ondas chegam a 3 metros. O swell atinge seu ápice na quinta-feira. É aí que entra o “alerta máximo aos banhistas e surfistas”, principalmente para os “big riders”, (surfistas de ondas grandes) que arriscarem descumprir o decreto de isolamento para surfar no Canto Direito de Grumari. O lugar é apontado pelo site como um dos poucos points surfáveis durante esta ressaca de grandes proporções.
A previsão é que o mar começa a baixar na sexta-feira (29/05).