Reunião define se praias serão fechadas após flagrantes de aglomerações em SP

0
29

O prefeito de São Vicente, no litoral de São Paulo, anunciou em uma transmissão ao vivo nas redes sociais que, nesta quinta-feira (30), uma reunião deverá definir o futuro da flexibilização no acesso às praias da cidade por parte de banhistas. O anúncio foi feito após diversos flagrantes de aglomerações e festas sendo realizadas pela região.

Sobre a reunião, o prefeito Pedro Gouvêa (MDB) afirmou que está marcada para acontecer às 16h desta quinta. A Prefeitura confirmou, por nota, que a reunião terá a presença de secretários de Governo, Guarda Civil Municipal e representantes da Polícia Militar e Polícia Civil,para tratar das ações de fiscalização e contenção de aglomeração durante a pandemia de coronavírus na cidade.

O fechamento das praias do Município não está descartado e será avaliado de acordo com o não cumprimento das determinações vigentes.

Foto registrada neste sábado (25) já mostrava aglomeração em praia de São Vicente, SP — Foto: Emilio Cid

Foto registrada neste sábado (25) já mostrava aglomeração em praia de São Vicente, SP — Foto: Emilio Cid

No pronunciamento, o prefeito cita o flagrante de centenas de pessoas aglomeradas próxima à região da Praia dos Milionários, na terça-feira (28). Na ocasião, um assalto a um carro dos Correios causou tumulto e correria por parte dos banhistas que estavam no local.

O chefe do executivo criticou duramente a população que ignorou as determinações de distanciamento social nas praias da cidade. “Ontem [terça] parecia um final de semana, de férias, com um bando de gente irresponsável, um bando de gente sem compromisso com a sociedade”, disparou.

“As pessoas estão brincando. Parece que não estão trabalhando porque estão dispensadas do trabalho e estão indo para a praia bagunçar. […] Eu nunca vi um volume de pessoas naquele trecho da praia em toda minha vida, na forma e na intenção que demonstravam aquelas pessoas”, disse o prefeito na live transmitida nesta quarta-feira.

De acordo com o autor das imagens da última terça, as pessoas se reúnem no local para assistir ao pôr do sol, apesar da pandemia. O encontro teria virado “tradição”, causando o encontro de um grande número de jovens naquela região com frequência.

Roubo a carro dos Correios causou pânico e correria em praia de São Vicente, SP — Foto: Arquivo pessoal

Roubo a carro dos Correios causou pânico e correria em praia de São Vicente, SP — Foto: Arquivo pessoal

No último sábado (25), centenas de banhistas aproveitaram o calor nas praias de São Vicente. À noite, no mesmo dia, dezenas de jovens sem máscara foram flagrados por uma moradora da região aglomerados em um píer da cidade.

Além disso, uma celebração ofendeu moradores na região da Praia dos Milionários. Dezenas de banhistas fizeram uma festa em embarcações, com direito a fogos de artifício, durante todo o dia e parte da noite.

Grupo desrespeita medidas sanitárias e dá festa em lancha no litoral de SP

Acesso às praias

A orla da praia de São Vicente está livre para utilização exclusivamente para atividades físicas e esportivas individuais. De acordo com o decreto municipal vigente, a orla e a faixa de areia permitem pedestres que estejam realizando corrida, caminhada, surf, canoagem individual, stand up paddle, natação com fins de treinamento e paraglider sem motor.

A prática de corrida é permitida na faixa de areia, com distanciamento mínimo de 10 metros entre os praticantes. Já em caminhadas, a distância deve ser de pelo menos 5 metros.

Além disso, o banho de mar é permitido, desde que seja individual, respeitando o uso obrigatório de máscaras antes e depois do banho de mar e sem formação de aglomerações. Nenhum banco, cadeira, mesa, parque infantil, brinquedo e aparelho de ginástica estão livres para uso em toda a orla.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui