Continua sob vigor na cidade a fase 5 da flexibilização das restrições contra a Covid-19, que proíbe banhistas na faixa de areia. Decreto do estado proibindo estacionamento de quem não é morador das proximidades da orla entrou em vigor sexta.
O Rio teve mais um dia de praias cheias neste sábado (12), apesar de a regulamentação da prefeitura seguir proibindo a permanência de banhistas nas areias.
Desde a fase 5 da flexibilização das medidas contra a Covid-19, que começou em agosto, o banho de mar está liberado, mas na areia só podem ficar:
- Ambulantes (entre 7h e 18h)
- Quem está praticando atividades físicas, usando máscaras
Segue proibida, além da permanência de banhistas na faixa de areia:
- Venda de bebida alcoólica
- Altinha
- Aluguel de cadeiras e barracas
A reportagem da GloboNews esteve no Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio, e constatou um cenário parecido: areias cheias de banhistas com barracas, cadeiras e cangas.
Para tentar desestimular a lotação das praias, o governo do estado publicou um decreto nesta sexta (11) proibindo o estacionamento de quem não for morador das proximidades na orla da cidade. A secretaria de Ordem Pública do município fazia uma operação com 20 reboques para evitar o estacionamento irregular.
Segundo o Alerta Rio, a temperatura na capital pode chegar a 35 graus neste sábado. Nesta sexta-feira, o prefeito Marcelo Crivella autorizou volta de cinemas e teatros com capacidade de 50% a partir de segunda-feira. Ele também falou em liberar o público em estádios de futebol, para esvaziar as praias.