Segundo o prefeito, a praia será liberada apenas para a prática de caminhada, corrida e esportes individuais em horários restritos.
O Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), anunciou na noite deste domingo (21) que a administração municipal vai flexibilizar o acesso às praias da cidade. Será permitida a prática de caminhada, corrida e esportes individuais a partir de segunda-feira (22). Porém, em horários restritos.
A prática de caminhada, corrida e esportes individuais será permitida das 6h às 10h e das 16h às 20h. Surf e canoagem também serão permitidos nesse horário. Já a natação e o Stand Up Paddle estão liberados das 6h às 10h e das 16h às 18h.
De acordo com o prefeito, seguem proibidos esportes com duas ou mais pessoas, barracas, ambulantes e demais atividades. “O que vai definir o avanço e a continuação dessa flexibilização das praias é a contribuição da população em respeito as regras”, diz Barbosa.
A faixa de areia estava proibida para banhistas desde o dia 20 de março na cidade. Já o calçadão teve acesso bloqueado no dia 4 de abril, depois que a administração municipal percebeu um aumento de moradores circulando no local, sem respeitar o distanciamento mínimo necessário.
De acordo com o prefeito, as medidas de flexibilização estão sendo possíveis devido a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) na cidade. A tomada de decisões, segundo o chefe de executivo municipal, está sendo tomada de acordo com os indicadores da doença no município.
“Desde o dia 17 de maio estamos em queda da ocupação dos leitos de UTI, ou seja, estamos em seis semanas de queda nesse número. Isso é resultado de um trabalho muito bem feito da prefeitura, da Saúde e de todas as secretarias que se dedicaram muito. Investimos muito na abertura de novos leitos e hoje estamos com uma taxa de ocupação que nos permite avançar”, diz.
Além disso, Barbosa destaca que Santos está em um patamar de testagem dos moradores que permite o município estar mair perto da realidade da doença, reduzindo ao máximo a possibilidade de subnotificações da Covid-19. “Santos já tem mais de 50 mil testes realizados”, relata.
Horários permitidos e regras para cada atividade
- Prática de corrida: permitida das 6h às 10h e das 16h às 20h, exclusivamente na faixa arenosa, observando-se o distanciamento mínimo de 10m (dez metros) entre os praticantes.
- Prática de caminhada: permitida das 6h às 10h e das 16h às 20h, na faixa arenosa e nas calçadas na orla da praia, observando-se o distanciamento mínimo de 5m (cinco metros) entre os praticantes.
- Prática de surfe: permitida das 6h às10h e das 16h às 20h.
- Prática de canoagem individual: permitida apenas com equipamentos individuais, das 6h às 10h e das 16h às 20h, mediante agendamento nas guardarias.
- Prática de Stand Up Paddle: permitida das 6h às 10h e das 16h às 18h, mediante agendamento nas guardarias.
- Prática de natação: permitida exclusivamente para fins de treinamento, das 6h às 10h e das 16h às 18h, apenas no trecho compreendido entre o Canal 5 e o Aquário Municipal.
Atividades proibidas na orla e nas praias
- Atividades físicas ou esportivas coletivas;
- Banhos de mar;
- Instalação ou utilização de cadeiras, guarda-sóis, esteiras, barracas e afins;
- Prática de comércio ambulante;
- Consumo de alimentos e bebidas alcoólicas;
- Passeio com animais domésticos ou de estimação;
- Qualquer fim turístico;
- Utilização de bancos, cadeiras, mesas, parques infantis, brinquedos, aparelhos de ginástica e academias ar-livre da orla e da faixa arenosa.
Fiscalização
A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) fará o isolamento e impedirá o acesso e utilização dos equipamentos. A Guarda Municipal fiscalizará o cumprimento das regras em toda a extensão da orla, com apoio das Pastas de Esportes, Saúde e Finanças.
De acordo com a prefeitura, o descumprimento das medidas poderá causar sanções administrativas e penais previstas na legislação em vigor. Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou na Ouvidoria, Transparência e Controle.
Flexibilização em Santos
A flexibilização no município de Santos começou quando o Governo do Estado mudou, dia 10 de junho, a classificação das cidades da Baixada Santista da fase vermelha para a fase laranja do ‘Plano São Paulo’, o plano estadual de combate ao coronavírus.
Segundo o Governo do Estado, no início do mês, a região teve melhora nos índices semanais de variação de casos confirmados, internações e mortes por Covid-19, o que levou à reclassificação da fase vermelha para a laranja. Essa fase permitiu a reabertura restrita de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio de rua e shoppings centers.