Medida entrará em vigor à 0h do dia 31 de dezembro e segue até 2 de janeiro. Bertioga, São Vicente e Guarujá também irão fechar as praias durante o Ano Novo.
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, iniciou nesta quarta-feira (30) a instalação dos gradis e telas que irão isolar a orla da cidade para evitar a entrada de moradores e turistas na praia durante o réveillon. A medida entrará em vigor à 0h do dia 31 de dezembro e segue até 2 de janeiro.
Além de Santos, Bertioga, São Vicente e Guarujá, também irão fechar as praias durante o Ano Novo. A medida ocorre para evitar aglomerações e a contaminação pelo novo coronavírus. Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe irão manter as praias liberadas, após o Governo do Estado anunciar que não se responsabilizará pela fiscalização nos municípios.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/s/I/I5tXhlRi2kJ9dUQTHeIQ/praia4.jpg)
Placas avisam sobre fechamento das praias em Santos, SP — Foto: Juliana Steil/G1
O bloqueio às praias durante o réveillon foi definido pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na semana passada. A decisão foi anunciada pelo presidente do grupo e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
No entanto, o Condesb pleiteou reforço do Governo do Estado para assegurar a efetividade dessas e outras medidas. Após o governo apontar que não se responsabilizará pela fiscalização das praias, algumas cidades anunciaram que não possuem condições de seguir com a medida restritiva, e voltaram atrás na decisão.
O Condesb chegou a pleitear a realização de barreiras sanitárias nas rodovias que dão acesso à Baixada Santista, no Sistema Anchieta-Imigrantes e na Mogi-Bertioga. No entanto, o pedido também não foi atendido pela Artesp e Ecovias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/r/I/xqbQH9TamrelACBsrWog/gradis22.jpg)
Santos, SP, iniciou instalação de gradis e telas para isolar a praia no réveillon — Foto: Rodrigo Nardelli/G1
Veja a situação das praias na Baixada Santista no Ano Novo
- Santos: orla fechada com gradis e telas entre 0h do dia 31 de dezembro e 0h de 2 de janeiro
- São Vicente: orla interditada com fiscalização das 19h do dia 31 de dezembro às 6h do dia 1º de janeiro
- Guarujá: orla e calçadão fechados com gradis entre a noite do dia 30 de dezembro e a manhã do dia 2 de janeiro
- Itanhaém: praias liberadas
- Praia Grande: praias liberadas
- Peruíbe: praias liberadas
- Mongaguá: praias liberadas
- Bertioga: orla e calçadão interditados com fiscalização das 19h do dia 31 de dezembro até às 7h do dia 1º de janeiro
Em todas as cidades, aglomerações de pessoas e o desuso de máscaras de proteção facial são proibidos. Não haverá queima de fogos promovida pelas prefeituras de nenhuma cidade da região.
Barreiras sanitárias
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/O/v/tCZK45SsqHjHA0uATZsw/barreiras-2-.jpeg)
Barreiras sanitárias instaladas em pontos de Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Além de decidir pelo fechamento das praias, as prefeituras também anunciaram que irão implantar barreiras sanitárias para evitar a vinda de ônibus e vans de turismo para a região neste período.
Em Santos, assim como ocorreu no Natal, barreiras sanitárias serão montadas nos acessos à cidade, entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, para fiscalizar a vinda de vans e ônibus com turistas de um dia.
Em São Vicente, a barreira acontecerá entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, em horários de maior pico, em seis pontos: Centro de Convenções, Ponte Pênsil, Divisa/Praia, Divisa/Tambores, Imigrantes (acesso I) e Imigrantes (acesso II).
Em Guarujá, as três barreiras sanitárias serão implantadas nas principais entradas do município, com aferição de temperatura dos ocupantes dos veículos, na quinta-feira (31) e sexta-feira (1º). Também estão mantidas seis barreiras, que funcionam 24 horas, destinadas ao controle de acesso de ônibus, vans e similares com fins turísticos, que estão proibidos de entrar no perímetro urbano, conforme decreto municipal do último dia 3.
Em Praia Grande, para o dia 31, serão realizadas barreiras sanitárias nas duas entradas da cidade, na Avenida Ayrton Senna e na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A ação terá como foco orientar motoristas que apenas neste dia visitam a cidade para aproveitar a virada do ano, para que não façam essa prática e retornem para as suas cidades de origem. Os trabalhos contam com uma estratégia de horários alternados sem divulgação a população.