Ubatuba proíbe acesso a praias e pede que turistas evitem visita à cidade na fase vermelha

0
97

A Prefeitura de Ubatuba proibiu o acesso às praias na fase vermelha do Plano São Paulo, que passa a valer no sábado (6) em todo Estado. Pelas redes sociais, a prefeita Flavia Pascoal (PL) fez um apelo para que turistas evitem a visita à cidade no período.

“Temos a necessidade de dizer para as pessoas dos outros municípios que não venham para Ubatuba nesse momento. Nós vamos colocar as barreiras sanitárias e fiscalizar as praias”, disse a prefeita.

O decreto com as regras da fase vermelha em Ubatuba foi publicado nesta quinta-feira (4) e passa a valer no sábado. Na fase mais restritiva do Plano São Paulo, apenas serviços essenciais podem funcionar.

A principal medida é a proibição de acesso às praias, exceto para prática esportivas individuais. O texto diz que são proibidas as instalações de cadeiras, guarda-sóis, tendas e similares na faixa de areia e calçadão.

Prefeitura de Ubatuba proíbe acesso às praias em prevenção ao coronavírus — Foto: João Mota/TV Vanguarda

Prefeitura de Ubatuba proíbe acesso às praias em prevenção ao coronavírus — Foto: João Mota/TV Vanguarda

O documento liberou o funcionamento de hotéis e pousadas, mas restrito para estadia de profissionais prestadores de serviço na cidade e acompanhantes de familiares em tratamento médico. Além disso, também considera como essencial as atividades de salões de beleza e academias, diferente do que é previsto no Plano SP.

Os restaurantes podem operar com retirada em balcão ou drive-thru até às 20h e delivery até às 23h59. Além disso, o decreto também determina a proibição de venda de bebidas alcoólicas durante o período do toque de restrição de circulação, entre 20h e 6h.

A gestão informou ainda que vai instalar barreiras sanitárias nas entradas e intensificar a fiscalização nas praias. Até a manhã desta sexta, Ubatuba já havia registrado 5,3 mil casos confirmados de Covid-19 e 75 mortes pela doença.

VÍDEO: Governador de São Paulo decreta fase vermelha em todo estado

SP na fase vermelha

 

O governo de São Paulo regrediu todo o estado à fase vermelha, a mais restritiva da quarentena. A medida entra em vigor na primeira hora deste sábado (6) e deve permanecer até 19 de março. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) na quarta-feira (3).

A mudança na classificação do estado tem o objetivo de tentar conter o avanço da pandemia no país, após São Paulo ter batido recorde de mortos por Covid-19 e de pessoas internadas com a doença.

As novas determinações de endurecimento da quarentena atenderam ao pedido do Centro de Contingência do Coronavírus e dos prefeitos do estado que, em reunião nesta terça-feira (2), pediram ações mais efetivas para reduzir a circulação de pessoas.

Apesar de protestos contra endurecimento da quarentena, o governo estadual informou nesta sexta-feira (5) que não irá negociar flexibilizações ou mudanças nas medidas de endurecimento da quarentena no estado.

Atualmente, a região do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo cumprem as regras da fase laranja. São José dos Campos, por exemplo, acionou a Justiça para tentar evitar a regressão à fase vermelha, mas a liminar foi negada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui