Vendedores e barraqueiros da praia do Atalaia, em Salinas, fazem protesto neste feriado

0
178

Barraqueiros e vendedores da praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste do Pará, fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (11) contra a barreira da Polícia Militar que impede o acesso à praia. Os donos de barracas interditaram a PA-324, que dá acesso ao município. A PM utilizou bombas de gás para dispersar os manifestantes. Uma pessoa foi detida e levada para delegacia e outro homem, que estaria armado, está sendo procurado pela Polícia.

De acordo com os manifestantes, o protesto reivindicou a abertura da praia, prometida pela Prefeitura de Salinópolis. O fechamento das áreas de lazer do balneário é motivo de preocupação dos comerciantes, já que essa é a única fonte de sustento de vários moradores.

Em nota, a PM informou que realizou operação para impedir o acesso e a permanência de pessoas nas praias de Salinópolis, em cumprimento ao decreto estadual.

Segundo a nota, algumas pessoas tentaram realizar manifestação, reivindicando a liberação do balneário para banhistas e, por volta das 10h, interditaram a entrada do município, na rodovia PA-124.

As negociações duraram duas horas e a PM disse que precisou desobstruir a via, que foi liberada e as praias permaneceram interditadas.

Flexibilização

A Prefeitura de Salinópolis flexibilizou, há duas semanas a barreira sanitária, autorizando, além de moradores, a entrada de pessoas que têm casa município. Na terça-feira (9), uma atualização do decreto municipal permitiu o funcionamento de restaurantes, hotéis, pousadas e o acesso de pessoas que tenham reserva.

O prefeito de Salinas, Paulo Henrique Gomes, informou que este final de semana seria modelo nas medidas de flexibilização, um teste, para que o município possa pensar no veraneio de julho.

No entanto, praias, balneários, clubes e estabelecimentos similares estão fechados no feriado de Corpus Christi, atendendo à determinação do Decreto Estadual 800/2020. A medida visa conter o avanço da Covid-19 no estado.

A Secretaria de Segue Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que agentes do Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão atuando no bloqueio das vias que dão acesso às praias do Atalaia, Farol Velho, Corvina e Maçarico, na cidade de Salinópolis. O objetivo é fazer cumprir o Decreto Estadual nº 800, que contém as medidas para manter o isolamento social no combate à proliferação da Covid-19.

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) disse que praias, balneários, igarapés, clubes e similares estarão fechados, entre os dias 10 e 14 de junho, de acordo com o decreto estadual. No entanto, a legislação não determina o fechamento de estradas, mas deixa a cargo das prefeituras fazerem isso, se acharem necessário.

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui