Viaje para Cabedelo

0
89
Cabedelo é uma cidade, mas parece um bairro de João Pessoa, de tão próximo que está da capital – apenas 28 quilômetros separam os dois destinos. O pequeno município, porém, tem personalidade própria e muitos encantos, a começar pela localização, entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba.

Camboinha: Corais no paraíso! -

Camboinha: Corais no paraíso! – Foto: Mariele Lisboa

Point dos surfistas, Intermares é também ponto de desova de tartarugas

A rica história – em função de seu porto estratégico – presenteou Cabedelo com monumentos e construções que ainda hoje estão de pé. Um dos cartões-postais é a fortaleza de Santa Catarina, transformada em centro cultural e turístico e com belíssima vista panorâmica.

Erguido em 1586, o forte sofreu ataques de invasores franceses e holandeses nos séculos 16 e 17 e chegou a ser tomada por Maurício de Nassau. As grandes muralhas guardam peças de artilharia e um pequeno museu onde chamam a atenção os mapas feitos de azulejos.

A região abriga ainda praias de águas quentes e transparentes, acompanhadas por coqueirais e com movimento tranquilo até mesmo no verão. Point dos surfistas, Intermares – também chamada de Mar dos Macacos – é ainda local de desova de tartarugas marinhas.

Já Camboinhas, frequentada pelos jovens que se espalham pelos bares e quiosques, é mais conhecida pela Ilha de Areia Vermelha – um banco de areia que se forma na maré baixa, a dois quilômetros da costa, onde a pedida é nadar entre peixes coloridos. Barcos partem de Camboinhas e da praia do Poço em direção ao aquário natural.
No fim do dia, todos os caminhos levam à praia fluvial do Jacaré, que fica lotada de turistas e moradores de Cabedelo, João Pessoa e arredores. Ali, o pôr do sol acontece ao som do Bolero de Ravel. É bom chegar bem antes das 17h para conseguir uma boa mesa nos concorridos deques dos bares instalados na área. E acompanhar de perto a emocionante despedida do astro-rei em sintonia com o saxofone do músico Jurandy, devidamente instalado a bordo de um barquinho.

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui