A natureza exuberante de Formosa atrai os ecoturistas, em especial os brasilienses. O principal cartão-postal é o Salto do Itiquira, uma das maiores quedas do Centro-Oeste, com 169 metros, guardado no Parque Municipal. O acesso ao poço é por trilha fácil e rápida.
Cachoeira do Indaiá tem três quedas que formam poços de águas cristalinas
Já para chegar ao mirante é preciso caminhar cerca de duas horas em terreno íngreme. O salto forma uma bela sequência de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais.
Lagoa Feia: Esportes náuticos são praticados no belo espelho d´água – Foto: Silvio Quirino – Goiás Turismo
Interessante também é o Buraco das Araras, uma caverna com floresta densa e rio subterrâneo no meio da paisagem de cerrado. O cenário é incrementado ainda com formações de estalactite e estalagmite.
Para tomar banho de cachoeira, siga para Indaiá, com três quedas que chegam a 15 metros e poços de águas cristalinas perfeitos para relaxar.
Já para praticar esportes náuticos, a opção é a Lagoa Feia, com 15 mil metros quadrados e contornada por mata e restaurantes.
Boa parte dos atrativos de Formosa está dentro de propriedades privadas. Como não há sinalização, informe-se na cidade ou contrate um guia.