logologo 180logologo
  • Home
  • Loja
  • Destaques
  • Você Repórter
  • Minha Conta
0

Viaje para Santarém

  • Home
  • Destaques
  • Destaques
  • Viaje para Santarém
Viaje para Parintins
Viaje para Parintins
18 de fevereiro de 2020
Viaje para Miranda
Viaje para Miranda
19 de fevereiro de 2020
Published by Praias do Brasil on 19 de fevereiro de 2020
Categories
  • Destaques
Tags
  • Viaje para Santarém
Viaje para Santarém
Antiga aldeia dos índios Tapajós, Santarém é hoje a terceira maior cidade no estado do Pará, com cerca de 300 mil habitantes. Apesar do desenvolvimento, não perdeu os costumes e as tradições graças à localização privilegiada – na confluência entre os rios Tapajós e Amazonas.
Mercado Municipal: Belo visual e aroma de frutas frescas<br>

Mercado Municipal: Belo visual e aroma de frutas frescas
Foto: Denise

A área mais agradável de Santarém é o calçadão beira-rio, perfeito para caminhadas que levam ao Terminal Fluvial Turístico

E é ali, de frente para o rio Tapajós, que quase tudo acontece na cidade. A área mais agradável de Santarém é o calçadão beira-rio, perfeito para caminhadas que levam ao Terminal Fluvial Turístico. Lá é possível comprar artesanato típico em palha trançada e contratar passeios de barco. O píer oferece quiosques, ótimas opções para apreciar o pôr do sol.
Dali mesmo saem passeios para o encontro das águas do Tapajós e Amazonas. Margeando a orla está o Tapajós, com águas claras e quentes. Do outro lado, mais distante, vem o Amazonas, com águas barrentas e frias. Elas correm paralelas por longa extensão, mas não se misturam.
No mesmo passeio, famílias de botos cor-de-rosa e de botos cinza, o tucuxi, exibem-se para os turistas. Na verdade, estão mesmo é aproveitando a fartura de peixes nas águas do Amazonas para se alimentar.
Saindo do terminal fluvial, basta atravessar a Avenida Tapajós para alcançar o Centro Cultural João Fona, bela construção do século XIX. O casarão, que já serviu como presídio e prefeitura, hoje abriga móveis e objetos históricos, além de um acervo de cerâmicas arqueológicas das populações indígenas que habitavam a região.
Não muito longe dali está o Mercadão 2000, o grande mercado público de Santarém, onde é possível encontrar peixes, frutas, legumes, farinha de mandioca, temperos… que garantem o sabor da famosa culinária paraense.
Pirarucus, surubins e tambaquis saem do Mercadão direto para as mesas dos restaurantes. Acompanhados pelo tradicional tucupi, sumo extraído da mandioca; e do jambu, um tipo de folha que confere leve dormência na boca, os pratos agradam aos mais variados paladares. Para abrir os trabalhos, vá no petisco típico de Santarém, o bolinho de piracuí, feito com farinha de peixe seco socado no pilão.

site do café

Relacionado

Share
0
Praias do Brasil
Praias do Brasil

Related posts

13 de maio de 2025

MEL DE ABELHA – FLORADA DE CAFÉ


Read more
7 de maio de 2025

CAFÉ BOURBON ROSADO


Read more
6 de maio de 2025

CAFÉ DO CAPARAÓ


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

Avalie*

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.

Curta nossa página no Facebook

© 2019 Praias do Brasil.
    0