Vídeos mostram ondas ‘gigantes’ durante ressaca em praias da Baixada Santista; veja

0
115

A ressaca que atinge praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, causou ondas de mais de 4 metros em cidades da região. Vídeos obtidos pelo G1 nesta sexta-feira (10) mostram o momento que o mar invade avenidas em Guarujá e Mongaguá.

Em Mongaguá, câmeras de monitoramento flagraram o momento que o mar invadiu a avenida e derrubou um portão no bairro Vera Cruz. O vídeo mostra dois moradores conversando em frente a um prédio quando são surpreendidos pelas ondas. Os dois seguram no portão do condomínio, que se solta com a força da água.

Já em Guarujá, o canto do Maluf, localizado na Praia de Pitangueiras, foi alvo de ondas de mais de 4 metros. Moradores que passavam pelo local registraram o momento. Em um dos vídeos é possível ver quando a onda atinge a mureta e a água invade a avenida.

Água atinge lateral do Canto do Maluf, em Guarujá (SP)

Água atinge lateral do Canto do Maluf, em Guarujá (SP)

O fenômeno surpreendeu moradores que passavam nas avenidas de praias da região. A ressaca, prevista pela Defesa Civil de Santos, atinge as cidades desde a última quarta-feira (8). De acordo com as prefeituras das cidades, nenhuma ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (10).

Apesar disso, algumas cidades tiveram danos causados pelas fortes ondas. A Defesa Civil de Mongaguá informou que a ressaca que atingiu a região causou quedas de alguns postes de luz e danos em alguns quiosques, ao longo da Avenida Mário Covas Júnior, também conhecida como Avenida do Mar. Não houve feridos.

A Defesa Civil de Guarujá informou que a ressaca causou impactos diretos apenas na região da praia de Pitangueiras, na altura do Edifício Sobre as Ondas, e no trecho conhecido como Canto do Maluf, próximo à subida em direção ao morro. Mas não tiveram vítimas ou danos estruturais.

Em outras cidades da região algumas ocorrências foram registradas. Em Peruíbe, a ressaca resultou na queda de aproximadamente 300 metros de mureta da praia, na altura do bairro Nova Peruíbe, mas ninguém ficou ferido. Em Santos e São Vicentes algumas vias foram bloqueadas nesta quinta-feira (9), mas não tiveram novas interdições nesta sexta-feira. Praia Grande e Bertioga informaram por nota que não registraram ocorrências.

Ressaca atinge Canto do Maluf, em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/ Onde ir em Guarujá

Ressaca atinge Canto do Maluf, em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/ Onde ir em Guarujá

Ressaca

O avanço de uma frente fria e de um ciclone extratropical causaram a forte ressaca nas cidades da região. O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta previa ressaca intensa para os dois dias, com ondas elevadas que podem ultrapassar 3,5 metros na Baía de Santos. Além da ressaca, a maré alta também era prevista, e por isso cidades da Baixada Santista ficaram em alerta para alagamentos.

Na região, a força das ondas causou prejuízos. Muretas caíram em cidades como Santos e Peruíbe, e um poste foi derrubado com a força do mar em Mongaguá.

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui