Banhistas são retirados da faixa de areia pela polícia na Praia do Futuro, e Grande Fortaleza registra pontos de aglomeração

0
123

Agentes da Polícia Militar retiraram grupos que se aglomeravam na faixa de areia do trecho da Praia do Futuro em Fortaleza, na manhã deste sábado (1º).

O decreto em vigor determina o funcionamento apenas de serviços essenciais aos fins de semana, portanto, as barracas de praia estão fechadas, e veta a permanência na areia.

As regras que passam a valer na segunda-feira (3) permitem a abertura dos restaurantes das barracas, mas proíbe a aglomeração e circulação de pessoas em espaços públicos ou privados, tais como praias, praças, calçadões, exceto no caso da prática esportiva individual ou “deslocamentos imprescindíveis”.

A orla da Praia do Futuro recebeu dezenas de frequentadores. Visitantes, banhistas e vendedores ambulantes foram vistos ocupando os espaços sem respeitar as medidas de distanciamento social. Mesmo com as barracas de praia fechada muitos frequentadores trouxeram cadeiras e ficaram próximo à beira do mar, e poucos utilizavam máscara no momento.

Equipes da Polícia Militar circularam na praia e pediram que os frequentadores se retirassem.

Flexibilização aos fins de semana no Ceará, mas a permanência em praia segue sem ser permitida

Outros episódios de descumprimento ao isolamento social e aglomerações foram registrados em outros pontos do litoral da capital. Na Vila do Mar, uma areninha da Barra do Ceará, reuniu um alto número de frequentadores. Muitos jovens foram vistos jogando futebol e a máscara mais uma vez não foi utilizada pelos presentes, elevando o risco de contaminação.

O calçadão do Vila do Mar também reuniu pedestres. Alguns moradores afirmaram que não sabiam que a cidade estava em isolamento rígido e que era proibido circular na área nas ruas e espaços públicos, a não ser para atividades essenciais ou atividade física individual.

No trecho conhecido como “Praia dos Crush”, na Praia de Iracema, dezenas de pessoas se reuniram na areia da praia promovendo aglomeração nesta manhã.

Feira sem permissão

Já no Bairro Vila Velha, a reportagem da TV Verdes Mares flagrou uma feira livre funcionando livremente. “Vejo muitas pessoas sem máscara. Bares e restaurantes abertos meio que escondidos, mas abrem. Algumas pessoas até cumprem. Acho que as pessoas poderiam ter mais cuidado”, disse a moradora e cabeleireira Maria Vanessa.

Em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, a Polícia Militar encerrou uma festa com 30 pessoas nesta sexta-feira (30). Todos foram levados à delegacia. De acordo com a polícia, no local, havia cerca de 30 pessoas em aglomeração, 18 mulheres e 12 homens, dentre os quais nove eram adolescentes.

Todos foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Eusébio (DME) devido ao descumprimento do decreto estadual vigente e pela posse do material ilícito.

Areninha no Vila do Mar com jovens praticando futebol na manhã deste sábado (1º). — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Praia do Futuro registrou muitos banhista na manhã deste sábado (1º). — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Praia do Futuro registrou muitos banhista na manhã deste sábado (1º). — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Feira livre no Bairro Vila Velha em Fortaleza. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Feira livre no Bairro Vila Velha em Fortaleza. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Novo decreto e reabertura econômica

Em nova decisão sobre o processo de reabertura econômica no Ceará no contexto da pandemia de Covid-19, o governador Camilo Santana (PT) anunciou que comércio de rua, restaurantes e shoppings, já permitidos entre segunda e sexta-feira, também poderão voltar a funcionar aos fins de semana. O novo decreto passa a valer a partir desta segunda-feira (3).

Outra mudança anunciada pelo governador é a permissão de atendimento presencial para café da manhã, dando autorização de funcionamento a partir das 6h a padarias, supermercados e congêneres, durante todos os dias da semana.

“A decisão do comitê é que vamos fazer o avanço das atividades econômicas. No fim de semana voltarão a ser permitidas as atividades econômicas com horários reduzidos, além das atividades religiosas, com o toque de recolher começando às 19h no sábado e no domingo”, disse Camilo.

Os horários de funcionamento do comércio e restaurante, contudo, serão diferenciados aos fins de semana.

De segunda a sexta-feira:

  • Comércio de rua e restaurantes: 10h às 16h
  • Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 18h

Sábados e domingos:

  • Comercio de rua e restaurantes: 10h às 15h
  • Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 17h

Atividades religiosas também voltam a ser permitidas aos fins de semana. Contudo, o governador não especificou horários na transmissão ao vivo.

O Ceará também segue com toque de recolher, também com horários diferenciados aos fins de semana. Enquanto de segunda a sexta se mantém das 20h às 5h, aos sábados e domingo, o toque de recolher inicia às 19h.

Mais informações serão disponibilizadas no Diário Oficial do Estado, ainda não publicado.

Camilo Santana salientou ainda que municípios que estão com situação mais crítica da pandemia estão autorizados a instaurarem decretos de isolamento social mais rígidos.

Outras atividades

No último sábado (24), Camilo já havia decidido por ampliar o funcionamento de escolas e reabrir academias, igrejas e barracas de praia.

“Estamos autorizando o avanço do processo de flexibilização das atividades econômicas, sempre com muita responsabilidade. Lembrando que as regras valem de segunda a sexta-feira e manteremos o isolamento social rígido no próximo final de semana, sábado e domingo, quando vão ficar autorizadas a funcionar apenas as atividades essenciais”, disse.

As medidas aplicadas na ocasião foram:

  • Autorização do ensino presencial em escolas ate o 9º ano, com 40% da capacidade das turmas
  • Funcionamento de academias de ginástica com 25% da capacidade
  • Funcionamento de igrejas e templos com 25% da capacidade
  • Funcionamento de barracas de praia com 40% da capacidade

Em relação às escolas, ainda deve ser oferecido o ensino remoto, caso seja a opção dos responsáveis pelos estudantes.

As academias vão poder funcionar entre as 6h e as 18h, apenas para a prática de atividades individuais e com horário marcado.

As barracas de praia, por sua vez, só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.

O Campeonato Cearense de Futebol da série A também está autorizado a acontecer, seguindo os horários estabelecidos no decreto.

Diariamente, permanece proibida a circulação de pessoas em ruas e espaços públicos entre as 20h e as 5h.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui