Barreiras são montadas na orla da Barra, em Salvador, para fiscalizar uso obrigatório de máscaras

0
195

A prefeitura de Salvador voltou a fechar a orla da Barra com tapumes para impedir o acesso de pessoas à areia em dias e horários que não são permitidos e montou barreiras para fiscalizar o uso obrigatório de máscaras pelas pessoas que transitam pelo local. O equipamento começou a ser montado na manhã desta terça-feira (25) e a fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, agentes do órgão estão fazendo distribuição de máscaras em um primeiro momento, em caráter de orientação, para quem não está ciente da obrigação. De acordo com a GCM, será possível caminhar pela região somente quem estiver fazendo o uso da proteção.

Segundo o diretor da Guarda Civil Municipal, as decisões foram tomadas porque excessos foram registrados nos últimos dias, e para alertar a população sobre o momento grave que Salvador atravessa neste período da pandemia de Covid-19.

“A gente percebeu que no último final de semana houveram alguns excessos aqui na orla. Muitas pessoas sem fazer o uso das máscaras e, neste momento, a gente precisa que a população entenda a gravidade que está a pandemia e precisa fazer a cobrança do uso obrigatório das máscaras aqui na orla da Barra. Então, neste momento, a gente começa a fazer a cobrança, e ninguém mais vai ter acesso ao trecho do Barra Center ao Porto da Barra sem fazer a utilização das máscaras”, declarou.

Agentes da Guarda Civil Municipal farão a fiscalização e será permitido o acesso à orla da Barra com o uso obrigatório de máscara — Foto: Reprodução/TV Bahia

Agentes da Guarda Civil Municipal farão a fiscalização e será permitido o acesso à orla da Barra com o uso obrigatório de máscara — Foto: Reprodução/TV Bahia

O comandante da Guarda pediu, por mais de uma vez, colaboração da população para que não deixe de usar a máscara quando estiver realizando caminhada ou outra atividade física na região da orla. A recomendação é que se evite sair de casa. Mas, caso seja necessário, que as pessoas tomem as medidas de segurança recomendadas para evitar a proliferação da doença.

“A gente sabe da dificuldade de fazer o exercício com o uso das máscaras, mas o momento requer. É necessário permanecer com as máscaras”, disse Maurício.

Além da obrigatoriedade da proteção, o chefe da GCM reafirmou que o acesso à praia continua sendo fiscalizado pelos agentes do órgão. Por enquanto, não há mudança nos protocolos definidos pela prefeitura, com dias específicos para que a população tenha acesso ao mar e à faixa de areia na Barra.

“Não há nenhuma alteração: Porto da Barra fechada às segundas-feiras, reabre a partir de hoje [terça-feira] até o sábado. Toda a orla da cidade está aberta de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados a gente volta a fazer a interdição porque ainda não está permitido o uso das praias durante os finais de semanas e feriados”, comentou.

Ainda conforme o comandante da Guarda, no último final de semana, mesmo com as praias interditadas, as pessoas não respeitaram o decreto. E outra vez reforçou o pedido para que a população coopere com os órgãos públicos no combate à transmissão da doença em Salvador.

“A gente teve um final de semana de muito sol, onde as pessoas insistiram em ir para as praias mesmo elas estando interditadas. A gente fez um esforço bem grande, mais de 100 agentes da Guarda Civil Municipal fazendo essa fiscalização. Mas a gente continua insistindo que essa fiscalização não se dá só com a presença da Guarda Civil Municipal. Ela se dá com colaboração de todos”, finalizou Maurício Lima.

 

 

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here