O costume de salgar e deixar ao sol a carne para conservá- la e degustá-la aos poucos é antigo,mas apesar da invenção da geladeira, não perdeu a tradição na mesa dos gourmets. Pois quando o protagonista dos ingredientes é a carne-seca, basta um toque de criatividade e uma pitada de ousadia para criar desde um simples tira-gosto até a um sofisticado prato principal. Tudo porque o diferencial desse produto de origem bovina está no preparo do corte. As “mantas” são salgadas e curtidas ao sol até ganhar a característica que lhe proporciona o sabor.
Aliás, é justamente a técnica de preparo – quantidade de sal e namaneira de ficar exposta – que a diferencia de outras tradicionais iguarias como a carne-de-sol e o charque. Em comum, todas agradam muito aos brasileiros. E o mineiro não deixou escapar o gosto pela carne-seca. Devido a sua versatilidade, não faltam opções para gostos variados. O pedido mais básico pode ser por um tira-gosto com carne-seca frita acompanhada de mandioca.
Agora muito mais moderna a carne seca é produzida com cortes nobres de bovinos criados somente a pasto, e ainda é preparada com o sal rosa do Himalia que possui diversos benefícios para a saúde humana.
Produzido pela agricultura família, carne seca Gourmet livre de corantes e conservantes químicos.