Em 6 meses, afogamentos com morte em praias de São Luís em 2021 já iguala toda 2020

0
304

Em pouco menos de seis meses completados, o número de afogamentos com morte em São Luís em 2021 já igualou o registrado em toda 2020.

Segundo o Batalhão de Bombeiros Marítimo, no ano passado foram 15 casos de afogamento registrados na região das praias de São Marcos, Calhau, Meio e Araçagy, sendo que em 4 casos o banhista morreu. Já em 2021, até o dia 10 de junho, já foram 12 casos de afogamento registrados e o mesmo número de óbitos: quatro.

Afogamento foi registrado na praia do Calhau — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Afogamento foi registrado na praia do Calhau — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um dos casos foi registrado no final de maio, quando dois afogamentos ocorreram ao mesmo tempo na praia do Calhau. Uma das vítimas foi identificada como Samara, de 17 anos, e sobreviveu.

O aumento no número de vítimas de afogamento ocorreu mesmo em meio ao agravamento da pandemia da Covid-19 em São Luís, quando esperava-se uma diminuição de banhistas na praia.

Na contramão das expectativas, foram necessárias 6.883 abordagens preventivas, ao todo, em 2021, para evitar ainda mais tragédias na praias, segundo o Corpo de Bombeiros.

Dicas

 

Reforçando as orientações para banhistas em áreas de rio ou mar, o Corpo de Bombeiros afirma que é preciso ficar atento a pelo menos seis pontos essenciais:

  • Ficar atento às orientações dos Guarda-vidas
  • Rios de corredeiras: Não entrar. Se isso for feito, somente usando colete salva-vidas.
  • Rios sem corredeiras: Entrar com água no máximo à altura dos joelhos, ou utilize colete salva-vidas porque a profundidade por aumentar rapidamente.
  • Supervisão: Estar o tempo todo com alguma pessoa que saiba ajudar, e nunca entrar na água alcoolizado ou mergulhando de cabeça.
  • Se estiver em perigo: Manter a calma, flutuar e acenar por socorro. Não nadar contra a correnteza.
  • Se for ajudar: Não entrar na para salvar, mas de preferência jogue um material flutuante e aguarde um profissional chegar.

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here