Fernando de Noronha

0
194
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

Principais características:

– O arquipélago de Fernando de Noronha, paraíso ecológico e turístico brasileiro, localiza-se no Oceano Atlântico a leste do litoral do estado do Rio Grande do Norte. É um distrito estadual, pertencente ao estado de Pernambuco.

– O arquipélago é constituído por 21 ilhas e ilhotas (ilhas de pequenas dimensões).

– De acordo com as últimas estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população de Fernando de Noronha, em 2008, é de 3012 habitantes.

– A extensão total do arquipélago é de 26 km2, sendo que a ilha principal possui 17 km2.

– Em 1988, cerca de 8 km2 da ilha foram transformados em Parque Nacional. Desta forma, garantiu-se a preservação das espécies animais e vegetais da região.

Principais atrações turísticas e ecológicas de Fernando de Noronha:

– Baía dos Golfinhos: local regular de observação da espécie golfinho rotador.

– Corveta Ipiranga: local de prática de mergulho avançado para observação da linda fauna marinha (peixes recifais e tartarugas).

– Projeto TAMAR: proteção das tartarugas marinhas.

– Praias principais: Praia do Boldró, Praia da Cacimba do Padre, Praia da Biboca, Baía dos Golfinhos, Baía do Sancho, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia do Cachorro, Praia da Conceição.

– Outros pontos turísticos: Morro Dois Irmãos, Morro do Pico, Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, Fortim da Praia da Atalaia, Reduto de Nossa Senhora da Conceição, Reduto de Santana, Reduto do Bom Jesus.

– O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Curiosidade:

– Entre os anos de 1737 e 1942, funcionou no arquipélago um presídio para onde eram enviados presos condenados.

O Aquipélago de Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo. Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha… ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.

Com 21 ilhas e ilhotas, apenas 17km² e a menor BR do Brasil, há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve, mas é tudo verdade, ninguém exagerou. A beleza do lugar é inquestionável. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Só vendo para crer.

Basta um mergulho pelas águas cristalinas da Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia de Noronha. As praias recortadas em meio a grandes formações rochosas parecem ter sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e um pouco de inspiração.

Noronha foi uma base militar com ótimo sistema de fortificação e também prisão, que deixaram como herança fortalezas com uma bela vista para o pôr do sol. Hoje em dia sua área está dividida entre a APA (Área de Preservação Ambiental) e o Parque Nacional Marinho, que fazem a proteção do lugar. Ver golfinhos acompanhando os passeios de barco e tubarões num mergulho no mar não são fatos nada raros.

Mas a beleza tem seu preço e ele não é nada baixo. O turista que vai a Noronha precisa desembolsar um bom dinheiro, já que tudo chega na ilha apenas de avião ou por embarcações – mas não desanime, o lugar vale cada centavo. O acesso à ilha é controlado e por isso vale a pena programar bem a viagem.

Fique o máximo de dias que puder nesse paraíso: ande, conheça, explore e se encante com esse lugar que, orgulhosamente, faz parte de nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui