Fiscalização orienta e cobra medidas de prevenção contra a Covid-19 em praias do Recife

0
40

As praias de Boa Viagem, do Pina e de Brasília Teimosa, no Recife, receberam ações de orientação para o cumprimento de medidas e protocolos contra o novo coronavírus neste sábado (9). De acordo com a prefeitura, o trabalho deve distribuir 4 mil máscaras e a divulgação de informações por meio de QR Code, para evitar o contato físico (veja vídeo acima).

O trabalho foi feito por profissionais da Vigilância Sanitária e das secretarias de Saúde, Turismo e Lazer, Política Urbana e Licenciamento e Governo. A Guarda Municipal, o Procon e a Polícia Militar também participaram da ação.

“A gente tem feito todas as orientações, inclusive com a presença de arte-educadores, que fazem a abordagem com leveza e humor. A pandemia não acabou e a gente precisa manter as ações preventivas”, disse a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

Equipes de fiscalização percorreram trechos das praias do Recife neste sábado (9) — Foto: Reprodução/TV Globo

Equipes de fiscalização percorreram trechos das praias do Recife neste sábado (9) — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo a Vigilância Sanitária, barraqueiros têm cumprido os protocolos de segurança, mas banhistas e clientes estão resistentes quanto ao uso da máscara. Os frequentadores que usam o item também compartilham a mesma percepção.

“Toda vez que venho à praia, em torno de um terço das pessoas usam máscaras. Os restantes não têm essa preocupação e não estão ligando para essa situação em que nós estamos hoje, da pandemia, que está ficando cada vez mais séria”, disse o arquiteto Fernando Vilaça, que estava fazendo uma caminhada com o item de proteção no rosto na manhã deste sábado (9).

Em caso de descumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 na praia, os comerciantes podem ser responsabilizados. “O que o protocolo prevê é que o barraqueiro é responsável por tudo o que acontece no seu comércio. Se tiver alguma irregularidade, quem vai ser penalizado é o comerciante. Caso não haja cumprimento, sua atividade pode ser suspensa pela Diretoria de Controle Urbano”, disse Daniele Feitosa.

Ambulante José Roberto Ramos pede que clientes cumpram protocolo contra a Covid-19 na praia de Boa Viagem, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Ambulante José Roberto Ramos pede que clientes cumpram protocolo contra a Covid-19 na praia de Boa Viagem, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Quem trabalha na praia entende a necessidade do cumprimento das determinações para prevenir a Covid-19 e, dessa forma, evitar prejuízos no futuro.

“A renda que a gente tem é essa da praia, então a gente sempre está dizendo aos clientes que usem máscara, para evitar essa epidemia e evitar fechar a praia também. Se fechar a praia, meu amigo… Eu só quero trabalhar e depender do meu trabalho”, disse o ambulante José Roberto Ramos, que vende queijo em Boa Viagem.

Coronavírus em Pernambuco

 

Pernambuco registra mais 1.190 casos de Covid-19 e 37 óbitos

Pernambuco registra mais 1.190 casos de Covid-19 e 37 óbitos

Com a confirmação de 1.190 novos casos e de 37 óbitos por Covid-19 em Pernambuco neste sábado (8), o estado passou a totalizar 230.891 pacientes que receberam a confirmação da doença e 9.826

pessoas que faleceram após a infecção pelo novo coronavírus (veja vídeo acima). A contagem começou em março de 2020.

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui