Grupo promove limpeza dos mares na semana do meio-ambiente e encontra de peças de carro a privadas em pontos turísticos do chamado “Caribe Brasileiro”.
Um grupo de mergulhadores retirou cerca de 5 toneladas de lixo do fundo do mar de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, em uma ação de limpeza das praias do balneário realizada nos últimos dias pela semana do meio-ambiente.
O Dia do Meio ambiente é lembrado no dia 5 de junho. Mas, como de costume, os mergulhadores de operadoras credenciadas da cidade, com a ajuda de guias de trilhas e de passeios de barco, promovem anualmente uma semana de mergulhos voltados para a retirada de objetos do fundo do mar.
Mergulhador de Arraial mostra peça de carro encontrada no mar — Foto: Divulgação
Com as atividades de turismo paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus, eles tiveram que se adaptar aos protocolos de segurança para promoverem a limpeza este ano, como conta o empresário e mergulhador Marco Correia.
“Todos os anos realizamos esta ação. Este ano, com a pandemia, nos reunimos e tomamos as medidas de prevenção. Nos juntamos na secretaria do meio-ambiente, e reunimos amigos do mergulho, das trilhas e passeios de barco para realizarmos essa limpeza. Este ano, chegamos a aproximadamente 5 toneladas de lixo”, afirma “Marcão”, como é conhecido na cidade.
Grupo se reúne para retirar lixo do mar em Arraial do Cabo — Foto: Divulgação
Com ações em pontos turísticos do chamado “Caribe Brasileiro”, a limpeza foi feita na Praia do Pontal, no cais de embarque da cidade e na Praia Grande.
A intenção, segundo o grupo, é que outros pontos da cidade recebam a limpeza, que teve autorização da Prefeitura e dos órgãos municipais, ao longo dos próximos dias.
Entre os itens retirados do fundo do mar, os mergulhadores encontraram de latinhas de refrigerantes, pneus, peças de carros, lâmpadas, brinquedos e até mesmo privadas de banheiros, entre outros itens, segundo informações dos organizadores.