Balanço calcula volume retirado na temporada de verão desde 24 de dezembro, em três municípios do litoral. Cerca de 120 pessoas terceirizadas recolhem diariamente resíduos como latas, bitucas de cigarro e cacos de vidro.
Praias do Paraná acumularam mais de 500 toneladas de lixo nas areias em menos de dois meses desta temporada de verão, de acordo com um balanço divulgado pela Companhia de Saneamento do estado (Sanepar).
Entre 24 de dezembro e os primeiros dias de fevereiro, segundo a Sanepar, foram retiradas 515.742 toneladas de resíduos sólidos dos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, em uma faixa de 48 quilômetros lineares de areia.
Em janeiro, a média ficou em 13,5 toneladas de lixo retirados por dia, segundo a Sanepar.
O trabalho é realizado por cerca de 120 pessoas que atuam como terceirizadas, divididas em 10 equipes. Todos os dias, os profissionais fazem varrição e também catam manualmente os resíduos deixados pelos banhistas, como latas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro e cacos de vidro.
Durante o dia, eles também distribuem sacos biodegradáveis para as pessoas na praia fazerem o armazenamento de lixo. De acordo com a Sanepar, foram 150 mil unidades entregues até fevereiro.
O trabalho, que acontece 8h40 às 18h, encerra em 28 de fevereiro, conforme a companhia.
Ainda segundo a Sanepar, a destinação final dos resíduos retirados é responsabilidade das prefeituras.