Banhistas aproveitaram último dia de termômetros com temperaturas elevadas da semana para passar pelas praias de Santos.
Centenas de banhistas lotaram as praias de Santos, no litoral de São Paulo, antes da mudança no clima que deve atingir a região a partir desta quarta-feira (29). Segundo um boletim meteorológico emitido pela Marinha do Brasil, há previsão de chuva persistente e fortes rajadas de vento de até 75 km/h.
As imagens obtidas pelo G1 foram feitas em meio à pandemia do novo coronavírus, em que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar aglomerações. Apesar disso, desde o fim de junho, o acesso ao mar e à faixa de areia das praias de Santos está liberado, com algumas restrições.
As imagens foram registradas na Praia do José Menino, durante a manhã desta terça. De acordo com o Instituto Climatempo, os termômetros devem atingir a máxima de 32ºC e a mínima de 18ºC durante o dia na cidade.
Há, ainda, previsão de queda acentuada nas temperaturas dos próximos dias. Já será possível notar uma mudança radical na quarta-feira (29), quando as temperaturas não devem ultrapassar a marca dos 23ºC. O frio aumenta ainda mais na quinta (30), quando a previsão é de que a mínima fique em torno dos 15º e a máxima dos 20ºC.
Os ventos que estão chegando à região serão acompanhados de chuva volumosa, que deve se prolongar por várias horas, ainda segundo o instituto. O Climatempo orienta que a população fique atenta a essa mudança brusca, após vários dias quentes e secos.
Banhistas tomam sol em praia de Santos, apesar de restrições quanto à permanência de pessoas na faixa de areia — Foto: Alex Ferraz/Jornal A Tribuna
Regras na praia
A praia está proibida para esportes com duas ou mais pessoas, barracas, ambulantes e demais atividades. Estão permitidas apenas as práticas de caminhada, corrida e esportes individuais, sem restrição de horário.
Também é proibida a permanência de banhistas na areia para tomar sol, com disposição de cadeiras ou toalhas. O uso de máscaras faciais é obrigatório por meio de decreto municipal. O banhista que for ao mar deverá recolocar assim que voltar à faixa de areia, sob risco de multa.
Prefeitura
Em nota, a Guarda Civil Municipal (GCM) informa que continua fiscalizando as medidas restritivas em vigor na orla, em função da pandemia de Covid-19, com reforço no efetivo aos fins de semana. Desde o último dia 22, foi liberada a prática de atividades físicas e esportivas individuais na faixa de areia e calçadão da praia de Santos, com a finalidade de promoção de saúde. No último dia 6, foi eliminada a restrição de horários para tais medidas.
A Prefeitura de Santos destaca que realiza campanhas educativas para conscientizar a população sobre a necessidade de todos manterem o isolamento e distanciamento social para que as medidas adotadas pelo município para o enfrentamento à pandemia sejam bem-sucedidas.
A GCM ainda informa que intensificou a fiscalização do uso obrigatório de máscaras, principalmente na região da orla. Desde o início da obrigatoriedade (1º de maio), foram multados 256 munícipes pelo não uso da máscara. Neste caso, o valor da multa é de R$ 100. Conforme já anunciado pela prefeitura, todo o valor arrecadado será revertido na aquisição de máscaras, que são distribuídas aos munícipes em vulnerabilidade social. Ao todo, já foram distribuídas mais de 1 mil máscaras na cidade.
A GCM ressalta que orienta a população sobre a necessidade do uso da máscara e distanciamento social. Lembramos que a multa só é aplicada se o munícipe se recusar a usar o item.
A população que constatar irregularidades poderá auxiliar ligando para o disque denúncia 153, que atende durante 24 horas.