Terça-feira tem praias lotadas em Santos antes da chegada de frente fria ao litoral de SP

0
32

Centenas de banhistas lotaram as praias de Santos, no litoral de São Paulo, antes da mudança no clima que deve atingir a região a partir desta quarta-feira (29). Segundo um boletim meteorológico emitido pela Marinha do Brasil, há previsão de chuva persistente e fortes rajadas de vento de até 75 km/h.

As imagens obtidas pelo G1 foram feitas em meio à pandemia do novo coronavírus, em que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar aglomerações. Apesar disso, desde o fim de junho, o acesso ao mar e à faixa de areia das praias de Santos está liberado, com algumas restrições.

As imagens foram registradas na Praia do José Menino, durante a manhã desta terça. De acordo com o Instituto Climatempo, os termômetros devem atingir a máxima de 32ºC e a mínima de 18ºC durante o dia na cidade.

Há, ainda, previsão de queda acentuada nas temperaturas dos próximos dias. Já será possível notar uma mudança radical na quarta-feira (29), quando as temperaturas não devem ultrapassar a marca dos 23ºC. O frio aumenta ainda mais na quinta (30), quando a previsão é de que a mínima fique em torno dos 15º e a máxima dos 20ºC.

Os ventos que estão chegando à região serão acompanhados de chuva volumosa, que deve se prolongar por várias horas, ainda segundo o instituto. O Climatempo orienta que a população fique atenta a essa mudança brusca, após vários dias quentes e secos.

Banhistas tomam sol em praia de Santos, apesar de restrições quanto à permanência de pessoas na faixa de areia — Foto: Alex Ferraz/Jornal A Tribuna

Banhistas tomam sol em praia de Santos, apesar de restrições quanto à permanência de pessoas na faixa de areia — Foto: Alex Ferraz/Jornal A Tribuna

Regras na praia

A praia está proibida para esportes com duas ou mais pessoas, barracas, ambulantes e demais atividades. Estão permitidas apenas as práticas de caminhada, corrida e esportes individuais, sem restrição de horário.

Também é proibida a permanência de banhistas na areia para tomar sol, com disposição de cadeiras ou toalhas. O uso de máscaras faciais é obrigatório por meio de decreto municipal. O banhista que for ao mar deverá recolocar assim que voltar à faixa de areia, sob risco de multa.

Prefeitura

Em nota, a Guarda Civil Municipal (GCM) informa que continua fiscalizando as medidas restritivas em vigor na orla, em função da pandemia de Covid-19, com reforço no efetivo aos fins de semana. Desde o último dia 22, foi liberada a prática de atividades físicas e esportivas individuais na faixa de areia e calçadão da praia de Santos, com a finalidade de promoção de saúde. No último dia 6, foi eliminada a restrição de horários para tais medidas.

A Prefeitura de Santos destaca que realiza campanhas educativas para conscientizar a população sobre a necessidade de todos manterem o isolamento e distanciamento social para que as medidas adotadas pelo município para o enfrentamento à pandemia sejam bem-sucedidas.

A GCM ainda informa que intensificou a fiscalização do uso obrigatório de máscaras, principalmente na região da orla. Desde o início da obrigatoriedade (1º de maio), foram multados 256 munícipes pelo não uso da máscara. Neste caso, o valor da multa é de R$ 100. Conforme já anunciado pela prefeitura, todo o valor arrecadado será revertido na aquisição de máscaras, que são distribuídas aos munícipes em vulnerabilidade social. Ao todo, já foram distribuídas mais de 1 mil máscaras na cidade.

A GCM ressalta que orienta a população sobre a necessidade do uso da máscara e distanciamento social. Lembramos que a multa só é aplicada se o munícipe se recusar a usar o item.

A população que constatar irregularidades poderá auxiliar ligando para o disque denúncia 153, que atende durante 24 horas.

Banhistas aproveitaram último dia quente antes de chegada de frente fria — Foto: Alex Ferraz/Jornal A Tribuna

Banhistas aproveitaram último dia quente antes de chegada de frente fria — Foto: Alex Ferraz/Jornal A Tribuna

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui