Decreto proíbe permanência de pessoas em praias e locais públicos. Já no Sul e Litoral Norte do estado, polícia encerrou eventos.
Praias e calçadões de Florianópolis ficaram cheios de pessoas no fim de semana, mesmo com decreto que proíbe a permanência de pessoas nesses locais. Na faixa de areia, havia inclusive vendedores ambulantes. Houve ainda festa irregular com cerca de 200 pessoas em Passo de Torres, no Sul do estado, encerrada pela polícia. Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, duas festas foram encerradas e um bar foi interditado.
No domingo (30), o índice de isolamento social em Santa Catarina ficou em 38%, segundo o Mapa Brasileiro da Covid-19. Em todo estado, há restrições estabelecidas por prefeituras de cidades litorâneas para controlar o avanço do novo coronavírus também em praias e balneários. Eventos também estão proibidos, sejam particulares ou públicos. Santa Catarina tem 146.864 casos de Covid-19, com 2.235 mortes.
Praias ficaram cheias em Florianópolis — Foto: NSC TV/Reprodução
Na Capital catarinense, a Guarda Municipal registrou 249 ocorrências de pessoas infringindo o distanciamento social no fim de semana. Na Grande Florianópolis continua proibido, por decreto conjunto entre municípios, a permanência na faixa de areia das praias.
Com o fim de semana de sol, a procura pelas praias da região Norte da Ilha chegou a deixar o trânsito intenso e até congestionado em alguns trechos na SC-401. No bairro Canasvieras, por exemplo, muitos visitantes estavam na praia, alguns em grupos, sem máscaras, tomando sol e conversando. Até pipoca e bebida foram vendidos por vendedores ambulantes.
Com movimento em direção às praias, houve congestionamento na SC-401 em Florianópolis — Foto: NSC TV/Reprodução
Segundo Juliano Pioner, chefe de operações da Guarda Municipal de Florianópolis, vendedores e banhistas foram orientados a deixarem os locais. “Estão ilegais, a gente orientou e saíram do local. Está irregular a permanência na areia, é permitido apenas esporte aquático ou a pesca”, disse.
Na Avenida Beira-mar Norte quem insistiu em fazer atividades físicas, ficar sentado conversando ou que tirou o domingo para pescar também recebeu o recado. Mas não levou muito tempo para que esses locais tivessem mais aglomerações novamente.
“A gente faz o possível. A gente orienta e ao virar as costas, o pessoal volta, então é uma questão de consciência de cada um”, disse Juliano Pioner.
Festas clandestinas
Duas festas irregulares foram flagradas em Balneário Camboriú foram flagradas — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
Em Balneário Camboriú duas festas foram encerradas, as duas com 20 pessoas. Uma das festas foi na madrugada de domingo (30) e outra na noite de sexta-feira (28). Nesta, os participantes eram turistas de outros estados, segundo a prefeitura.
Bar foi interditado em Balneário Camboriú — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
Um bar também foi interditado na cidade na madrugada de domingo na região central porque estava aberto fora do horário estipulado pela prefeitura. O proprietário foi multado em R$ 5 mil.
Já no Sul do estado, a Polícia Militar flagrou e encerrou uma festa irregular com cerca de 200 pessoas na madrugada de domingo (30) realizada no bairro Curralinhos, próximo da BR-101.
Polícia flagra festa clandestina em Passo de Torres