Movimento Onda Limpa mobiliza voluntários para limpar as praias antes de receber visitantes

0
38

De olho no retorno das atividades do setor turístico, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) deu início este mês ao Movimento Onda Limpa. Com apoio das prefeituras de Jijoca, de Cruz e de Amontada, além de comunidades e voluntários, o movimento passa essa semana pelos destinos turísticos Jericoacoara, Preá, Ilha de Guajiru e Icaraizinho de Amontada. A ideia é retirar o lixo encontrado nas praias para que os destinos fiquem limpos e ainda mais atrativos ao visitante.

“Com a redução do número de casos e óbitos, estamos retornando aos poucos às atividades turísticas. Esse movimento é importante tanto para o turista que está ansioso para viajar, como para as próprias comunidades, que podem ser conscientizadas sobre a importância de manter as águas limpas para preservar a vida dos animais marinhos e a saúde da população”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

Em Jericoacoara e Cruz, o movimento passa pela Lagoa Grande (placa do parque até início da entrada da vila), pelo Mangue Seco (área do passeio do cavalo marinho), Preá, Barrinha, Riacho doce, Barraca da Joana, estacionamento da Pedra Furada, Praia da Malhada, Serrote, Praia principal, Duna do Pôr do sol e também pelo entorno da vila.

Em Itarema, o Onda Limpa passa pela Ilha de Guajirú, Almofala e Torrões. Já em Icaraí de Amontada, serão limpas a Praia de Caetanos, Praia de Icaraí (Amontada), Praia do Jiqui e Praia de Moitas. Cada cidade conta com uma média de 100 voluntários, que se mobilizam e ajudam na coleta do lixo. São utilizados cerca de 100 sacos de 100 litros por dia.

Ano passado, o Movimento Onda Limpa promoveu mutirões nas praias de Cascavel e Beberibe, no Litoral Leste do Estado. A ideia é que o projeto cresça e consiga contemplar todo o litoral do Ceará em 2021.

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui