Mas você sabe o que pode e o que não pode nas praias? Em Santos, a prefeitura liberou a prática de esportes individuais e coletivos na faixa de areia, assim como banho de mar e esportes aquáticos.
Os ambulantes de Santos também estão autorizados a retomar as atividades nas praias, com respeitos às regras para a prevenção da covid-19. De acordo com a prefeitura, os ambulantes podem trabalhar por até oito horas diárias, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.
Eles não pom disponibilizar cadeiras, mesas, lonas e guarda-sóis, dentre outros itens, e os alimentos poderão ser vendidos somente em embalagens para retirada. O consumo no local de venda continua proibido. O distanciamento deve ser 1,5 metro entre os comerciantes e consumidores por meio de fitas e faixas de isolamento.
MULTAS:
Em caso de descumprimento das regras, o valor das multas varia entre mil e doze mil reais para ambulantes. Para banhistas, a multa é de 100 reais no caso de resistência ao uso da máscara; quanto a permanência na areia, é realizada a orientação do munícipe e, em caso de persistência, pode ser encaminhado ao distrito por desobediência.
QUIOSQUES:
Horário para quiosques de lanche: das 19h à 1h
Horário para quiosques de coco: das 10h às 16h
Limitação: 40% do público e duas pessoas na área interna do quiosque
Vetado: consumo em balcão
Observação: o atendimento por delivery não tem limitação de horário, contudo o quiosque deve permanecer fechado quando fora do período permitido para atendimento presencial.
A força-tarefa formada por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Finanças (Sefin) fiscaliza as atividades comerciais e comportamento de banhistas ao longo faixa de areia e da orla. Denúncias pelo telefone: 153.