Apesar do sol entre nuvens, banhistas aproveitaram o dia para caminhar e tomar sol neste domingo (18), muitos sem máscara de proteção.
As praias de Santos, no litoral de São Paulo, voltaram a ficar cheias de banhistas, dias após um fim de semana de feriado prolongado. Neste domingo (18), muitos turistas e moradores foram flagrados desrespeitando a orientação do uso obrigatório de máscaras e formando aglomerações em toda a extensão da faixa de areia e calçadão da orla.
Com o avanço da Baixada Santista para a fase verde do Plano São Paulo, a prefeitura autorizou ambulantes a instalarem dez guarda-sóis, com até duas cadeiras por guarda-sol, para cada comerciante na orla da cidade.
Ao todo, cerca de 150 mil veículos desceram a serra em direção ao litoral paulista neste fim de semana, conforme informou a concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). No último feriado, aproximadamente 203 mil veículos foram registrados circulando pelas rodovias sentido litoral.
Banhistas foram flagrados se aglomerando na faixa de areia das praias de Santos, SP — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna
Mesmo com sol entre nuvens, houve grande movimento nas praias da cidade. Imagens obtidas pelo G1 neste domingo mostram pessoas caminhando e até mesmo tomando sol sem usar máscara de proteção, item obrigatório, segundo decreto municipal. Aqueles que forem flagrados desrespeitando a medida poderão ser multados em R$ 100.
Nas imagens, também é possível ver banhistas se aglomerando na faixa de areia e calçadão, em guarda-sóis e barracas de praia, permitidas por meio de decreto no último dia 10.
De acordo com o balanço parcial, divulgado pela Prefeitura de Santos, somente neste domingo, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou 92 orientações sobre uso correto de máscara , 34 sobre uso correto no solo e cinco orientações de moradores com cão na faixa arenosa.