Ressaca atinge o litoral de SP e praias ‘desaparecem’ por conta da força da maré; veja

0
90

As praias de Santos, no litoral de São Paulo, foram cobertas pelo mar devido a forte ressaca que atinge toda a Baixada Santista desde quarta-feira (8). Imagens obtidas pelo G1 nesta quinta-feira (9) mostram que a faixa de areia ‘desapareceu’ com o fenômeno natural. Parte da avenida da praia precisou ser interditada.

Conforme divulgado pela Defesa Civil de Santos, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apontou que o nível da maré na Ponta da Praia chegou aos 2,11m às 4h10 e, no interior do estuário, aos 2,28m às 4h30. Já a altura das ondas atingiu 2m próximo à Ilha das Palmas.

Segundo o órgão, a agitação marítima ainda está elevada e há previsão de um novo pico de altura de maré por volta das 15h, chegando aos 2,12m na baía de Santos e 2,28m no estuário, com risco de alagamentos e danos às estruturas urbanas nas áreas mais vulneráveis.

Praias 'desaparecem' com maré alta devido a ressaca que atinge a Baixada Santista — Foto: Reprodução

Praias ‘desaparecem’ com maré alta devido a ressaca que atinge a Baixada Santista — Foto: Reprodução

A nebulosidade perdeu força nesta quinta-feira e deixou o dia mais ensolarado após o afastamento das principais áreas de instabilidade da região. A temperatura ficou estável, chegando aos 27ºC, e o acumulado de chuva das últimas 72 horas é de 46,2 mm, sem registro de ocorrências. Entretanto, o Plano Preventivo de Defesa Civil de Santos segue em nível de observação para deslizamentos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou, por meio de nota, que em função de nova alta da maré, a avenida da orla está interditada, a partir do canal 3 até a Ponta da Praia. De acordo com a Dersa, a travessia de balsas entre Santos e Guarujá também foi paralisada devido a maré alta.

Nesta quarta-feira (8), a ressaca também atingiu várias cidades da região, como Santos, São Vicente, Guarujá e Mongaguá, onde chegou a cair um poste com a força da água.

Mar invadiu avenida da praia durante maré alta e ressaca em Santos (SP) nesta quarta-feira (8) — Foto: Fábio Pires

Mar invadiu avenida da praia durante maré alta e ressaca em Santos (SP) nesta quarta-feira (8) — Foto: Fábio Pires

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui