Das 18 praias que receberão a Bandeira Azul de certificação ambiental no Brasil neste verão, 11 estão em Santa Catarina. São três a mais do que na última temporada. As estreantes são a Praia da Conceição, em Bombinhas, Praia do Forte, em São Francisco do Sul, e Praia Grande, em Penha.
As demais já haviam recebido a bandeira no verão passado, e mantiveram a bandeira. Estão na lista a Praia Grande, em Governador Celso Ramos, Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis, praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, Praia da Saudade, em São Francisco do Sul, praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em Bombinhas.
Além das praias, Santa Catarina também tem duas marinas certificadas – o Iate Clube de Santa Catarina, na Capital, e a Marina Tedesco, em Balneário Camboriu.
A escolha dos locais que receberão a bandeira é definida pelo júri do Programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca. Para receber a certificação é necessário ter aprovação em 34 itens, que são avaliados por um júri nacional, e depois por uma comissão internacional. As cidades que ostentam a bandeira têm que se comprometer em manter a qualidade ambiental durante o período em que ela estiver hasteada.
Entre eles, a obrigatoriedade de oferecer programas de educação ambiental, informar sobre a qualidade da água, sobre áreas ambientalmente sensíveis e as regras de conduta dos usuários. A cada ano, as praias candidatas recebem uma nova avaliação.
Praias com Bandeira Azul em SC
1. Praia da Conceição, Bombinhas