Das 18 praias que receberão a Bandeira Azul de certificação ambiental no Brasil neste verão, 11 estão em Santa Catarina. São três a mais do que na última temporada. As estreantes são a Praia da Conceição, em Bombinhas, Praia do Forte, em São Francisco do Sul, e Praia Grande, em Penha.
As demais já haviam recebido a bandeira no verão passado, e mantiveram a bandeira. Estão na lista a Praia Grande, em Governador Celso Ramos, Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis, praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, Praia da Saudade, em São Francisco do Sul, praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em Bombinhas.
Além das praias, Santa Catarina também tem duas marinas certificadas – o Iate Clube de Santa Catarina, na Capital, e a Marina Tedesco, em Balneário Camboriu.
A escolha dos locais que receberão a bandeira é definida pelo júri do Programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca. Para receber a certificação é necessário ter aprovação em 34 itens, que são avaliados por um júri nacional, e depois por uma comissão internacional. As cidades que ostentam a bandeira têm que se comprometer em manter a qualidade ambiental durante o período em que ela estiver hasteada.
Entre eles, a obrigatoriedade de oferecer programas de educação ambiental, informar sobre a qualidade da água, sobre áreas ambientalmente sensíveis e as regras de conduta dos usuários. A cada ano, as praias candidatas recebem uma nova avaliação.
Praias com Bandeira Azul em SC
1. Praia da Conceição, Bombinhas

2. Praia do Forte, São Francisco do Sul

3. Praia Grande, Penha

4. Praia Grande, Governador Celso Ramos

5. Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis

6. Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú

7. Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú

8. Praia de Piçarras, Balneário Piçarras

9. Praia da Saudade, São Francisco do Sul

10. Quatro Ilhas, Bombinhas

11. Mariscal, Bombinhas
