Atendendo à antiga reivindicação de moradores dos balneários da Capital, comunidades que reclamavam da falta de segurança e da impossibilidade de realizar atividades nas praias no período noturno. Além de auxiliar nas atividades de pesca, pois muitos pescadores arrumam redes, barcos e outros equipamentos durante a noite, antes de saírem cedo para o mar.
Hoje, quem passeia pelas praias após o pôr do sol pode perceber o bom movimento de pessoas fazendo esportes, como vôlei, beach tennis e surf, caminhando ou simplesmente tomando banho de mar e se divertindo com amigos e familiares. A iluminação da orla fez com que as praias se tornassem uma opção de lazer noturna, sendo especialmente procurada por pessoas que trabalham durante o dia.
A instalação postes e luminárias, em 21 praias foi feita pelo Consórcio SQE Luz, formado pelas empresas Engie e Quantum Engenharia, e conta com mais de mil lâmpadas de LED, de baixo consumo energético, mais potentes, econômicas e sustentáveis que as lâmpadas fluorescentes comuns. O projeto foi pensado para trazer segurança, conforto e qualidade de vida a moradores dos bairros e visitantes.
Receberam iluminação, as orlas das seguintes praias:
Santo Antônio de Lisboa (26 pontos)
Praia do Forte (22 pontos)
Jurerê Internacional (113 pontos)
Jurerê Tradicional (22 pontos)
Canasvieiras (140 pontos)
Cachoeira do Bom Jesus (108 pontos)
Pântano do Sul (58 pontos)
Barra da Lagoa (129 pontos)
Ponta das Canas (6 pontos).
O valor investido em 2019 foi de três milhões de reais, previstos no orçamento de iluminação pública de 2018, e a obra foi feita de acordo com a legislação ambiental.
— O Projeto Praia Iluminada trouxe importantes melhorias na rotina da população dos bairros contemplados e de toda a cidade, pois agora é possível aproveitar a praia também à noite com muito mais segurança e conforto. Nós realizamos esse projeto com uma proposta de integrar as pessoas ao espaço, com o cuidado de utilizar materiais mais modernos, dentro dos padrões técnicos e de qualidade, para a instalação de um sistema de iluminação eficiente e com maior vida útil — afirma o prefeito da Capital, Gean Loureiro.
Com a nova iluminação, a expectativa da PMF é ampliar a ocupação da orla até o mês de abril (a temporada de verão encerra, oficialmente, em 15 de março), para isso, pretende-se realizar eventos culturais e esportivos em algumas dessas praias.
Outras ações vêm melhorando o dia a dia da população durante a temporada de verão
Além do Projeto Praia Iluminada e de outras obras já entregues ou em fase de conclusão, como a Operação Asfaltaço e a revitalização do Largo da Alfândega, a Prefeitura Municipal vem atuando em diversos setores — de infraestrutura, lazer, cultura e segurança pública — para que a temporada de verão seja mais bem aproveitada por moradores e turistas e que, principalmente, os benefícios e melhorias se estendam por todo o ano.
- Entre essas ações, a PMF destaca:
- O aumento de efetivos de salva-vidas militares que, segundo o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Diogo Losso, conta com 166 bombeiros salva-vidas, em 26 praias de maior risco de ocorrência;
- Aumento do número de equipamentos dos bombeiros para rondas nas praias, sendo seis quadriciclos, oito moto aquáticas e a aeronave Arcanjo;
- Ampliação das operações da Lei Seca, em diferentes pontos da cidade e horários;
- Operação Floripa Legal, da Superintendência de Serviços Públicos, que fiscaliza o comércio ambulante, a fim de dar mais segurança aos comerciantes e consumidores;
- Contratação de colaboradores temporários para a Operação Verão da Comcap, intensificando a coleta diária de resíduos;
- Novas frentes de combate à dengue e febre amarela;
- Ampliação da estrutura emergencial da Casan, para atender à maior demanda de consumo (devido ao aumento da população);
- Inúmeras atrações artísticas, esportivas e culturais nas praias, com atividades para todas as idades.