Manifestantes pediram redução de tributos e também reclamaram do fechamento das praias no estado. Via foi liberada e fluxo de veículos foi sendo normalizado.
Motoristas de transporte de turismo, empresários e trabalhadores das praias fizeram um protesto e bloquearam a via de acesso ao Porto de Suape, no Grande Recife, nesta quarta-feira (3). Os manifestantes fecharam a via de acesso ao porto pela PE-09, levaram faixas e atearam fogo em pneus. O trecho foi liberado pouco antes das 9h e o trânsito começou a ser normalizado.
Eles reivindicaram a redução do ICMS dos combustíveis, a adiamento do IPVA de 2020 e a isenção do imposto em 2021, além de serem contra o fechamento das praias e as novas restrições estabelecidas pelo governo do estado, devido a piora da pandemia da Covid-19.
Trabalhadores da área de turismo fizeram protesto na manhã desta quarta-feira (3) na via de acesso ao Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho — Foto: Theo Barbosa/Acervo pessoal
“Também pedimos o não pagamento de tributos dos órgãos reguladores. Como é que vamos pagar tributo se não estamos rodando?”, afirmou o presidente da Associação dos Transportadores de Turismo e Fretamento de Pernambuco (Atufrete), Theo Barbosa.
De acordo com ele, os profissionais ligados ao transporte de turismo de diversos municípios foram convocados para o ato. Outras associações ligadas a pequenos empresários e barraqueiros de praias também participaram do ato, segundo Barbosa.
Os manifestantes chegaram à rodovia por volta das 5h e fecharam a entrada do porto por volta das 6h20. A Polícia Militar informou que foi acionada, por volta das 7h, e enviou agentes do Batalhão de Choque e do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM). O Corpo de Bombeiros também foi acionado para apagar as chamas da via.
Manifestantes seguram faixas contra o fechamento das praias no estado — Foto: Theo Barbosa/Acervo pessoal
Na segunda-feira (1°), o governo do estado anunciou o fechamento das praias durante os finais de semana até o dia 17 de março. O motivo é a alta de casos da Covid-19 em todo o Brasil.
Na terça-feira (2), o país bateu o recorde de mortos em 24 horas, com 1.726 óbitos registrados. No estado, Pernambuco chegou ao número de 301.434 casos confirmados e 11.030 mortes de pessoas infectadas.